DENTES-DE-LEÃO
Estamos em processo de expansão desse projeto para que as noções preventivas e de conscientização da sociedade seja ampliada em nosso país. Para isso, aceitamos voluntários de todo Brasil.
O que é ser um Dente-de-Leão?
Dente-de-Leão é aquela pessoa que se identificou com esse projeto e se dispôs a ser um voluntário.
Por que os voluntários são chamados Dente-de-Leão?
O Dente-de-leão é a marca do Projeto Cérebro em Ação, assim como essa planta espalha suas sementes quando assoprada, nós espalhamos conhecimento e conscientização para serem germinados em ações de prevenção da doença de Alzheimer.
Sim, é possível prevenir essa doença em até 40% dos casos. Estudos mostram 12 fatores de risco modificáveis para Alzheimer e é com base nesses fatores que levamos nossa mensagem.
Como esse trabalho é feito?
Por meio das redes sociais e eventos presenciais. Ainda estamos dando os primeiros passos nesse projeto e temos muito a aprender.
Nossa primeira semente germinou em setembro de 2021 com a formação da primeira turma de voluntários. Devido à pandemia, começamos a atuar somente nas redes sociais. Foi um movimento lindo, pois a prática de aprender algo novo começou aqui. Todos tiveram que criar conteúdos para Instagram e Facebook. Pessoas que nunca haviam utilizado plataformas de design gráfico e de edição de vídeo deram o seu melhor para espalhar nossa mensagem. O desafio tem sido construtivo e gratificante, conhecemos pessoas novas e aprendemos umas com as outras.
Em 2023 formamos a terceira turma e estamos avançando.
O que é preciso para ser um Dente-de-Leão?
As inscrições para o projeto são abertas uma vez ao ano. Portanto, é preciso ficar atento para a próxima chamada.
Qualquer pessoa que se identificar com essa causa e tiver compromisso com o voluntariado pode ser um Dente-de-Leão.
Para habilitar os voluntários, preparamos, junto ao Vida Veda, aulas abrangendo a área da saúde e o suporte teórico necessário. Assim como na área de treinamento cognitivo e físico e a área social, importante para agirmos de forma humana e assertiva por onde passarmos.
Assim que as inscrições forem abertas é só preencher o cadastro e aguardar a data prevista para a liberação gratuita do Curso Cérebro em Ação, entrega da avaliação e formação. A proposta é você doar ao menos um dia do mês para as atividades do projeto, além de participar das reuniões mensais com os coordenadores e das reuniões do seu grupo. Sua atuação se encaixará de acordo com suas habilidades e região onde mora.
Após realizar essas etapas você será um Dente-de-Leão.
Você também pode enviar um e-mail para contato@institutorascovski.com.br e manifestar seu interesse em ser um voluntário.
Não há nova chamada no momento, o que eu faço?
Está pensando que não vai poder fazer nada agora só porque não há nova chamada para voluntários nesse momento?
Mesmo não sendo voluntário você tem um compromisso com a saúde do seu cérebro, continue se cuidando e incentivando os que estão ao seu redor a se cuidar também. Mas não é só isso, você também pode divulgar esse trabalho para que mais e mais pessoas tenham conhecimento dos fatores de risco para Alzheimer que podemos prevenir!
Siga a gente nas redes sociais, curta, compartilhe nossas dicas, participe dos desafios, dê sua opinião e divulgue esse trabalho com quem você ama.