Nossa história
O projeto Cérebro em Ação é uma idealização da Dra. Alessandra Rascovski, endocrinologista, junto à Clínica Rascovski (antiga Casa Consciência), iniciativa que surgiu durante o curso de neuroplasticidade cerebral na Universidade de Havard em 2016.
Iniciado em São Paulo no mês de dezembro de 2018, o projeto teve o apoio com referência científica da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e seu presidente o Dr. Rodrigo Schultz. Atualmente contamos com a parceria e apoio do Vd. Matheus Macedo e Instituto Vida Veda que nos motivou a levar o projeto para todo o Brasil.
Com o crescimento do projeto viu-se a necessidade de abrir o INSTITUTO RASCOVSKI (ONG), para uma melhor governança. Fundado em 28 de setembro de 2022 é constituído por tempo indeterminado e número ilimitado de associados, pessoas físicas e jurídicas, nos expressos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, podendo atuar nos campos de ação: Saúde e Educação.
Desde que soube que o Alzheimer começa a se instalar no organismo 30 anos antes de manifestar os primeiros sintomas, uma inquietude me tomou conta, pois, se não estamos falando de algo que só se inicia na terceira idade, estamos então falando de algo que pode estar presente desde a juventude. O que significa que devemos atuar cedo na prevenção dos fatores causadores para retardar ou nem chegar a desencadear o processo demencial de uma doença que não afeta apenas o indivíduo, mas toda a rede de apoio em seu entorno!
Para dar vazão a essa inquietude pensei em alternativas para que a população jovem tivesse acesso a essa informação: existem mudanças cotidianas possíveis no caminho da prevenção.
Em 2020, a Lancet publicou um artigo somando aos já conhecidos fatores de risco para processos demenciais, outros três elementos que podem contribuir nesse processo. Para além de fatores genéticos, é sabido então que existem outros elementos que podem desencadear um processo degenerativo como o Alzheimer. Muitos deles ligados ao estilo de vida que levamos.
Não é apenas sobre nosso consumo de álcool em excesso, nosso tabagismo, a não prática de atividades físicas, mas também sobre vivermos expostos à poluição, tabagismo passivo, se crescemos sem acesso à educação, se não temos acesso a campanhas de prevenção de acidentes (no intuito de prevenir traumas cerebrais) etc.
Se por um lado existem muitas medidas preventivas para vários dos fatores descritos acima, por outro, vemos em nosso país (e outros países de baixa e média renda), falta de políticas públicas que ofereçam condições para que a devida prevenção contra as diversas demências, entre elas o Alzheimer, sejam tomadas. Por isso nasceu o Projeto Cérebro em Ação!
Dra. Alessandra Rascovski
Presidente - Instituto Rascovski